A nova geração do Internet Explorer vem com uma difícil missão: (re)conquistar os milhares de usuários perdidos ao longo dos anos. Para isso, a Microsoft uniu na nona versão do IE o que os concorrentes oferecem de melhor: a adequação e suporte a novos padrões do Firefox e a interface minimalista do Chrome.
O foco do novo Internet Explorer é na navegação. Isso ficou claro com a interface foi reduzida a alguns poucos botões, uma barra de guias e um campo de endereços/buscas, além de ações menos intrusivas, sem caixas de diálogos piscando na tela.
- Speed Dial do IE9
- Sobre o IE9
- Menu de opções
- Interface principal do Internet Explorer 9
- Fechar grupo de guias
- Barra de endereços com função de busca
- Avisos e mensagens menos intrusivas
- Ações para sites fixados na taskbar
O navegador também está fortemente integrado ao Windows 7. Arrastar uma guia para a barra de tarefas do sistema resulta em um atalho para o website diretamente da taskbar. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do site para que mais ações saltem na tela.
A barra de endereços também foi unida ao velho espaço dedicado a buscas diretamente do navegador, como acontece no Chrome. Outra função inspirada na concorrência é a nova página inicial de guias com os sites mais visitados, lembrando o Speed Dial do Opera.
Outros recursos presentes na concorrência há muito tempo finalmente desembarcaram no Internet Explorer, como gerenciador de downloads e compatibilidade com os novos padrões da web, além nova tecnologia de aceleração por hardware.